sexta-feira, 15 de julho de 2016

I. “Life is what happens while you’re waiting for something else.”, Albert Camus.

Estou sentado no avião a caminho de Londres, a 10000m de altitude (ou mais) quando, finalmente, decidi começar a (d)escrever a minha experiência.
Para que faça sentido, vou voltar 2 anos atrás quando, em meados de Julho, quando estava sentado num outro avião em direcção à Madeira.

Tinha concluído a pós-graduação e decidido voltar às minhas raízes onde, pensava eu, seria bem-sucedido e onde me sentiria realizado profissionalmente. Saíu-me naturalmente o tiro pela culatra, numa altura em que o país atravessava a crise numa fase mais crítica. Desempregado até Fevereiro de 2015, comecei em formação para integrar uma loja oficial da MEO.

Não era nada daquilo que eu ambicionava, mas também que ambicionava eu? Não tenho a certeza de que a área da gestão é a minha praia mas tenho a certeza que não quero passar a minha vida atrás de uma secretaria. Preciso de gente, de falar, de me mexer! Essa foi a parte mais positiva da minha passagem pela MEO. Descobri que tenho jeito para pessoas, que me adapto a qualquer uma, quer venha com uma pedra na mão ou com um sorriso de orelha a orelha. Consigo tirar a fotografia, adaptar naturalmente o meu discurso ao cliente que tinha ao balcão e, na esmagadora maioria das vezes, fazer com que o mesmo saísse da loja satisfeito. A parte negativa era o facto de não ter quaisquer perspectivas de progredir na carreira, nem sequer de encontrar outro emprego na Madeira. É verdade que me desleixei na procura, mas também trabalhar 6 dias por semana, sempre com uma pressão tremenda no trabalho para cumprir os objectivos e ainda andar com a mesma vontade à procura de outra coisa é fácil, mas é de falar; fazer ‘tá quieto!

A insatisfação começou a crescer dentro de mim, comecei a ter dificuldade em me auto-motivar e comecei a não conseguir “desligar o botão” quando saía do trabalho. Comecei a me fechar para o Mundo de 2ª a Sábado e a ser intolerante com as pessoas que me rodeavam. Sinto que comecei a não gostar muito de mim. Aquela coisa de sair do trabalho ao sábado às 15h para começar o fim-de-semana, apanhar um bebedeirão com a malta e passar todos os domingos a ressacar começou a soar a autodestruição.

Tenho tantos amigos que arriscaram e emigraram, uns porque estavam em situações semelhantes à minha, outros porque uma oportunidade surgiu. Na verdade não me vem à memória ninguém que tenha regressado, pelo menos pior do que quando foi.

Quero provar a mim próprio uma porrada de coisas, quero conhecer o Mundo, quero viver novas experiências, quero SENTIR-ME VIVO e orgulhar-me de mim próprio!

Não tenho trabalho garantido mas tenho vontade de vencer, de trabalhar no duro mesmo que isso signifique fazer limpezas, lavar pratos ou sacudir tapetes. Não me interessa. Quero começar por baixo, quero ser recompensado pelo meu esforço e quero ter histórias para contar.

Na verdade já me sinto orgulhoso de mim próprio por ter dado um passo que muita gente não consegue dar, mas também tenho que agradecer a uma série de pessoas especiais que me apoiaram na minha decisão. Vocês sabem quem são.

Vou aterrar por volta da meia-noite e meia e já vou ter uma pessoa muito especial à minha espera. Alguém que me devolveu o sorriso e que me tem feito sentir vivo. De qualquer das formas sinto que a vida vai começar agora. Não é o virar da página, é o primeiro capítulo. Até agora foi só o prefácio.

F.

3 comentários:

Unknown disse...

Querido mano, estou muito orgulhosa de ti! Não só pela experiência à qual te dispuseste, mas também em relação à tua coragem!
Não é qualquer um que tem essa atitude, essa garra e essa vontade de vencer!
Nunca te esqueças, TODOS NÓS SOMOS DO TAMANHO DOS NOSSOS SONHOS!
Só precisamos de ter a mentalidade, a persistência e a coragem de persegui-los. Tu já começaste a percorrer o caminho, e isso deixa-me plena de orgulho!
Sinto que a vida está a acontecer! Vamos em frente!
Podia escrever para ti durante todo o dia, mas deixo-te apenas estas palavras:
SAUDADE e ORGULHO.
Sei que farão sentido para ti. Nunca desistas de ti mesmo.
Um beijo grande com muito amor*

Ana C disse...

Que bonito, adorei o texto e foi bom lê-lo em primeira mão e saber o que sentes. Eu vou estar aqui, com um sorriso de orelha a orelha e sem pedras na mão para ti.
Se correu bem para mim, não tem porque não resultar para ti.

A tua família devia toda estar orgulhosa de ti. Daqui para a frente é sempre a melhorar!

Um beijinho
Ana C, www.adreamersland.com
www.facebook.com/adreamersland

João Drumond disse...

Simplesmente... fantástico! Parabéns pela coragem meu querido. Esse sim é o passo mais difícil. Agora que já está dado só tens que VIVER e ser FELIZ! O resto é conversa. Grande abraço ma friend e posso dizer-te em primeira mão que admiro a coragem ;)